Cirurgia de ALPPS

CONTEXTO E INDICAÇÕES

ALPPS é a sigla em inglês para “Associating liver partition and portal vein ligation for staged hepatectomy” (em português, “ligadura da veia porta associada à transecção para hepatectomia em dois estágios”). O objetivo da técnica é fazer uma ressecção hepática estagiada, em dois tempos, promovendo a rápida hipertrofia do fígado.  A técnica foi criada para o tratamento de pacientes com múltiplas metástases hepáticas de câncer do intestino grosso e reto.

PROCEDIMENTO

A cirurgia é feita em dois tempos: primeiro se opera um lado do fígado e, após cerca de quatro semanas, o outro lado. Na primeira cirurgia são retirados todos os nódulos de um lado do fígado, é feita uma ligadura do ramo da veia porta, um dos vasos sanguíneos responsáveis pela irrigação do órgão, e o fígado é seccionado (partido em dois). Depois de 7 a 14 dias, ocorre uma intensa hipertrofia do lado do fígado limpo de tumores, permitindo a segunda cirurgia e a retirada do lado do fígado com tumores cujo ramo da veia porta havia sido ligado.

Imagens do Procedimento

CONHEÇA AS OUTRAS ÁREAS DE EXPERTISE

ENTRE EM CONTATO

Nossa equipe está disponível para oferecer o melhor tratamento possível. Clique abaixo para entrar em contato e agendar uma consulta.