Cirurgia de ALPPS

CONTEXTO E INDICAÇÕES

ALPPS é a sigla em inglês para “Associating liver partition and portal vein ligation for staged hepatectomy” (em português, “ligadura da veia porta associada à transecção para hepatectomia em dois estágios”). O objetivo da técnica é fazer uma ressecção hepática estagiada, em dois tempos, promovendo a rápida hipertrofia do fígado.  A técnica foi criada para o tratamento de pacientes com múltiplas metástases hepáticas de câncer do intestino grosso e reto.

PROCEDIMENTO

A cirurgia é feita em dois tempos: primeiro se opera um lado do fígado e, após cerca de quatro semanas, o outro lado. Na primeira cirurgia são retirados todos os nódulos de um lado do fígado, é feita uma ligadura do ramo da veia porta, um dos vasos sanguíneos responsáveis pela irrigação do órgão, e o fígado é seccionado (partido em dois). Depois de 7 a 14 dias, ocorre uma intensa hipertrofia do lado do fígado limpo de tumores, permitindo a segunda cirurgia e a retirada do lado do fígado com tumores cujo ramo da veia porta havia sido ligado.

Imagens do Procedimento

CONHEÇA AS OUTRAS ÁREAS DE EXPERTISE

ENTRE EM CONTATO

Nossa equipe está à disposição para lhe oferecer o melhor tratamento possível. Clique abaixo e faça contato para agendar uma consulta.